quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Neymar, o cara de 2011/Fernanda Salgado

Craque santista conquista mais um "título"



Neymar está entre os 23 melhores jogadores do mundo. Isso não é novidade. Desde 2004, quando a FIFA começou a divulgar os nomes que concorrem, esta é a primeira vez que um jogador brasileiro que atua no país consta na lista. Para alguns não quer dizer muita coisa, para mim “só” este fato é uma grande vitória. Dificilmente o craque do Santos e da seleção brasileira aparecerá entre os três. Infelizmente, os gringos enxergam o futebol sul-americano com olhar preconceituoso. Aliás, até os brasileiros sentem-se inferiores ao futebol europeu.

A presença do jogador na lista é um ponto a favor da diretoria santista para mantê-lo na Vila Belmiro no ano que vem, data histórica, o centenário alvinegro. Ele estar entre os 23 do mundo, é uma prova de que ele está sendo observado por todos e mostra de que ele ficando mais um tempo no Brasil, tem chance de conquistar planos maiores. É um estímulo maior, um gás para ele se dedicar e se empenhar.

Deixando o sentimento de fã de lado. Para mim, ele merecia estar entre os três melhores jogadores. O número 1 ele ainda não é, mas será. Messi e Cristiano Ronaldo estão um passo à frente dele. Isso não é demérito. Neymar tem apenas 19 anos, é novo, as coisas estão acontecendo de uma maneira que nem ele está se dando conta. O príncipe santista me passa a imagem de que não tem noção da importância que tem para o futebol brasileiro.

Em dois anos, Neymar, pelo Santos, conquistou uma Libertadores, uma Copa do Brasil, dois paulistas. Na seleção brasileira, foi campeão Sul-Americano Sub-20, sendo o artilheiro da competição. No Peixe, desde que subiu para o profissional, em março de 2009, marcou 96 gols. O que me impressiona e me faz a cada partida ficar mais encantada pelo futebol do craque é que ele não perde o pique. Para ele qualquer jogo é importante. E, mesmo ele merecendo um descanso para o Mundial de Clubes, ele não quer. Ele brinca dizendo que jogar bola é uma brincadeira.

Apesar de achar que hoje o Messi é melhor que o Neymar, a joia santista tem um fator a seu favor. No Santos, ele carregou o time nas costas. Com a série de contusão do Paulo Henrique Ganso e a péssima fase do Elano, o Neymar assumiu a responsabilidade e foi o principal responsável pelo tri da Libertadores. O craque do Barcelona atua ao lado de excelentes jogadores, como Iniesta e Xavi, além de ter reservas de grande qualidade. Fica muito mais fácil jogar assim, concordam?

Como as conquistas estão acontecendo rapidamente, quem está ao lado dele e quem cuida da carreira precisa auxiliá-lo. O pai dele tem um papel fundamental em sua carreira, agora terá mais ainda. E, na parte profissional, Muricy Ramalho o auxiliará a conviver com as novidades na vida de Neymar.

Nenhum comentário: