segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Santos respeitou demais o Barcelona/Fernanda Salgado

A derrota era quase inevitável, mas a covardia não era esperada



Era quase impossível o Santos derrotar o Barcelona, eu tinha convicção. Mas, existem derrotas e derrotas. A que o time da Vila Belmiro sofreu para o melhor time do mundo, não é aceitável. O técnico Vanderlei Luxemburgo sempre diz uma frase que vale para a partida final do Mundial de Clubes da FIFA: “o medo de perder, tira a vontade de ganhar”. O time do Peixe foi covarde e apático, ficou olhando os catalões jogar. Resultado, tomou de goleada, e ficou barato.

Muricy Ramalho entrou num 5-3-2, pois os laterais Danilo e Léo não avançavam, com este esquema medroso, os santistas convidaram o adversário para jogar o que sabem. Não condeno a derrota, mas a forma como ela se desenhou tem que ser criticada.

Assistindo ao jogo, fiquei com a impressão de que Neymar, Ganso e cia, tremeram para os ídolos, que até então, enfrentavam no vídeo-game. Se o Santos, melhor time da América, jogou tão mal, imagina os demais? Isso fica de reflexão para os que ainda se iludem que o futebol brasileiro e sul-americano é melhor que o europeu.

Alguns jogadores salvaram-se neste jogo, que pareceu mais uma pelada, que uma final de Mundial. São eles: Rafael, Dracena, Bruno Rodrigo, Arouca e, por incrível que possa parecer, o Elano. Rafael, de longe, foi o melhor deles. Evitou um vexame maior. A muralha da Vila Belmiro caminha para ser ídolo da nação santista. É humilde, simples, tem caráter e, claro, tem futebol para ser o dono da camisa 1 do Peixe.

A declaração do Neymar após a goleada merece elogio. O moleque de 19 anos mostrou maturidade. Ele estava abatido, com os olhos marejados e reconheceu a total superioridade do adversário e, disse ainda, que o time santista tem que aprender com a derrota. Falando dele, depois dessa final, não tem mais o que discutir, Messi está num patamar acima do ousado e alegre Neymar. Mas, ele é 5 anos mais velho que o craque santista, por isso, tem muito que aprender, e está no caminho certo para daqui a alguns anos ser o melhor do mundo.

Nenhum comentário: