sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Santos com a cara do Muricy em 2012/Por Fernanda Salgado

Técnico do Peixe está montando um elenco do jeito que quer



Muricy Ramalho chegou ao Santos em abril de 2011, no meio de duas competições, veio para apagar um incêndio deixado por Adilson Batista. Deu dois títulos ao Santos, o Paulista e a Libertadores. Ouso dizer que ele veio na hora certa para ganhar um título que não tinha e ajudar o Peixe a vencer a Libertadores depois de mais de 40 anos. Foi um casamento perfeito.

Quase um ano depois, agora, o técnico vai conseguir montar o elenco do alvinegro do seu jeito. E qual é a cara que o Muricy deu ao Inter, São Paulo e Fluminense, onde fez excelentes trabalhos? Um time que joga recuado, com zagueiros e volantes.

Quando o Luís Álvaro contratou o badalado treinador disse que ele ia trabalhar com a característica do clube, o chamado DNA santista. O tempo passou e, neste momento, é nítido que Muricy vai montar um time do jeito dele, como fez nos times que passou, deixando de lado o tal DNA.

Como ele gosta de falar, trabalho bom é o que vence. Se o Santos for tão bem como foi em 2010 e 2011, o torcedor santista não vai se importar se o time vai jogar com 2 ou 3 zagueiros, com muitos volantes. O fanático quer saber de conquistar, gritar é campeão. Porém, penso que o elenco que está sendo montado pela diretoria e por Muricy é abaixo do esperado para o ano do centenário. Alex Silva, Juan e Gerson Magrão, nomes dos jogadores que negociam com o Santos podem dar certo, mas a chance de não dar é maior. Os dois primeiros são pedidas do técnico santista.

Alex Silva trabalhou com Muricy Ramalho. O jogador não vem bem, não consegue firmar-se num time, virá ganhando muito. E, se for contratado, será para formar o trio na zaga, com Dracena e Durval, do jeito que Muricy gosta. Juan será ala, como jogou no Flamengo.

Prefiro falar antes e errar, do que ficar calada e depois criticar, aí é fácil. Se eu errar, assumirei. Não é querer bancar a chata e criticar tudo, mas Alex Silva, Juan e Gerson Magrão não vivem um bom momento, pouco tem jogado. Eles vêem para jogar, é um risco enorme que o Santos vai correr no ano mais importante da história do clube.

Mas, vamos deixar o Muricy trabalhar. Como ele mesmo gosta de dizer, “aqui é trabalho, meu filho”. Ele ganha muito bem, é competente, sabe o que faz. A torcida santista confia e gosta do técnico. Só na prática vamos saber quem tem razão. E, confesso, que o técnico cale a minha boca e de uma boa parte do torcedor, que está receoso com as contratações que o alvinegro praiano está fazendo.

Paulistão – O Peixe estreia amanhã, às 19h30, em Piracicaba, contra o time da casa. A equipe que vai a campo será reserva, pois os titulares voltaram hoje (20/01) das férias. Eles devem começar a jogar no início de fevereiro, antes do início do Santos na Libertadores, dia 15/02, na Bolívia

Um comentário:

Jonatas disse...

Realmente, para o ano do centenário o Santos deveria ter buscado reforços mais expressivos. Mas por outro lado devemos levar em conta que o Santos ja tem uma folha altíssima. Mas podemos ser surpreendidos, alguns jogadores caem como luva em times mesmo jogando mal no clube anterior. Um bom exemplo é o Arouca.