quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

A dívida de Elano com o Peixe/ Por Fernanda Salgado

Meia do Santos está devendo dentro de campo



Elano chegou ao Santos no início do ano passado, começou muito bem a temporada, foi artilheiro do       Paulista 2011. Na metade da Libertadores, o futebol dele sumiu. O meia não era o mesmo do começo da temporada, nem física nem tecnicamente. O ápice da fase ruim foi quando errou um pênalti pela seleção brasileira, no jogo de eliminação da Copa América. Duas semanas depois, chutou outra penalidade para fora, desta vez pelo Santos, contra o Flamengo. Saiu vaiado de campo. Após o jogo, irritado, disse que se a torcida fizesse isso novamente sairia do clube. Jogador que não aceita vaias tem que mudar de profissão.

O segundo semestre de 2011, foi mais complicado, ficou mais tempo no DM santista que dentro de campo. Quando jogava, decepcionava. Começou o ano de 2012, e a situação não mudou. O que acontece com ele? Não é possível que o jogador que se destacou na Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo de 2010 esqueceu de jogar bola.

Para mim não tem outra explicação, os problemas extra-campo estão atrapalhando o desempenho dentro das quatro linhas. Desde o episódio da separação, namoro e término com a atriz global e a volta com a ex-esposa que ele deixa muito a desejar.

Problemas todos têm, mas não pode misturar problemas pessoais com os profissionais. Se eu não escrevo minhas colunas por algum contratempo, eu perco meu espaço. É o que acontece em qualquer empresa. O empregador não quer saber se o funcionário está com dificuldades, ele quer resultado.

O episódio que aconteceu no jogo contra o Oeste mostrou que o clima dele no Santos não é bom. Elano pediu para sair no início do primeiro tempo, Muricy não o tirou. No intervalo, foi substituído, o técnico disse que ele saiu porque não estava conseguindo marcar. Respeito a equipe do interior, mas se não tem condição de segurar um atleta do Oeste, vai conseguir jogar uma Libertadores?

Elano recebe o segundo maior salário do Peixe, o custo-benefício está bem abaixo do esperado. A cada jogo o desgaste com o treinador, diretoria e torcida aumenta. Para o bem dele e do clube, uma negociação seria o ideal. O jogador tem história dentro do Santos, mas o fraco desempenho deixa-o cada vez mais distante do torcedor. Nos bastidores, comenta-se que o meia ficou chateado com a diretoria por estar tentando negociá-lo, usando-o como moeda de troca sem comunicá-lo, o presidente desmentiu. Se isso ocorreu mesmo, agiram errado.

Como ele recebe muito, dificilmente, sairá do Peixe. Potencial para reverter esta situação Elano já provou que tem, basta querer. Depende só dele. Muricy Ramalho está dando oportunidades, é só jogar o que sabe. O preparo físico dele melhorou, neste início de temporada, falta... o futebol. Agora, a bola está com o jogador...

Nenhum comentário: