sexta-feira, 30 de março de 2012

Até onde a imprensa pode chegar? Por Fernanda Salgado

Matérias sobre extra-campo de jogador e técnico viraram rotina



Ronaldinho Gaúcho e Adriano na balada, Neymar no Carnaval de Salvador, Mano Menezes nega passar pelo teste do bafômetro... Exemplos de notícias que saíram nos veículos de comunicação, na área destinada aos assuntos esportivos. Os fatos citados realmente são relevantes, interessam ao leitor e telespectador?


Claro que os jogadores e técnicos de futebol são pessoas públicas e estão na mira da mídia o tempo todo. Porém, a situação está indo longe, fugindo do assunto, do trabalho deles dentro de campo. 

O que os atletas e pessoas ligadas ao futebol fazem dentro de campo interessa para os dirigentes dos clubes que eles trabalham. Eles dependem da forma física para desempenhar sua função, isso é fato, mas quem sou eu para julgar o que é feito fora das quatro linhas?


Este tipo de notícia serve para vender jornal, dar acessos a blogs e sites esportivos, audiência no rádio e na TV. Nada além. Ou estão faltando pautas relacionados ao futebol ou os profissionais de comunicação perderam a noção do que realmente é notícia. 

Ronaldinho tem que ser cobrado pelo fraco desempenho com a camisa do Flamengo, Adriano, no momento, tem que ser cobrado por ninguém, e mesmo quando estava no Corinthians, o assunto tinha que ser tratado pelo Tite e dirigentes, que são culpados por terem proporcionado a ele muitas chances. Mano tem que ser criticado pelo péssimo futebol da seleção brasileira e questionado pelas convocações que faz. O Neymar, por enquanto, não tem que ser recriminado por nada, só elogiado.

Comentar sobre os episódios extra-campo é válido. Os jogadores e treinadores são pessoas públicas e, desde que entraram nesta área são sabedores que o que eles fazem fora do horário de trabalho pode virar notícia, positiva ou negativamente. Mas, usar fatos para questionar o que é feito profissionalmente está errado. A vida pessoal tem que ser separada da profissional. Ou algum trabalhador dá satisfação ao chefe depois do expediente? Fica a reflexão.

Nenhum comentário: