terça-feira, 27 de março de 2012

Brigas entre torcidas, até quando? Por Fernanda Salgado

Mais um torcedor morre por causa de conflito entre organizadas

Em dia de clássico virou rotina briga entre torcidas. Domingo, antes do confronto entre Corinthians e Palmeiras, cerca de mil torcedores de ambas as torcidas brigaram, resultado, um palmeirense morreu baleado na cabeça e outros seis estão em estado grave. Desta “guerra”, sete torcedores suspeitos foram presos. 

As brigas que, antes eram apenas entre torcedores organizados, agora não membro, quem estiver perto da confusão estará dentro da briga. No começo deste mês, Santos e Corinthians jogaram na Vila Belmiro, uma hora antes do duelo dentro de campo começar houve confronto fora dele, o mais assustador, é que torcedores corintianos invadiram a área onde entram os sócios do Santos. 

Torcida única em clássicos seria uma solução dentro de campo, pois fora dele pouca coisa ou nada mudaria, já que as brigas acontecem antes ou depois das partidas. Acabar com as torcidas organizadas? Já tentaram fazer isso, mas não adiantou. Os baderneiros não precisam de um uniforme para iniciar uma batalha. 

É triste e revoltante. Futebol é um esporte, não é uma guerra. O que deveria ser motivo de brincadeira e divertimento, está sendo usado para brigas. Vejo que até a polícia que vai ao estádio para dar segurança aos torcedores não sabe o que fazer, como agir. Pensando bem, não tem muito o que fazer. 

Acho bacana o trabalho das torcidas uniformizadas. Conheço membros de algumas e sei que estão nelas para agregar e fazer até o que não pode para estar ao lado do clube que ama. Não generalizo, como em todos os lugares, têm os bons e os maus. Porém, acho que falta um trabalho mais organizado dos diretores. Uma fiscalização maior dos associados. Porque, quando há briga entre rivais, o nome da instituição que eles dirigem fica mais desgastado.

Os duelos entre os rivais distanciam, a cada clássico, o torcedor que vai ao estádio para se divertir. Solução? Não tenho. Conselho? Em dia de clássico, fique na sua casa, reuna os amigos, torçam juntos, mas longe da confusão. 



Nenhum comentário: