sexta-feira, 13 de abril de 2012

100 anos, um orgulho que nem todos podem ter/ Por Fernanda Salgado

Parabéns ao Santos F.C. por levar o nome do Brasil para o mundo


Amanhã (14/04), o Santos Futebol Clube completa 100 anos de história. Confesso. que não ligo para essas comemorações. Cem anos de vida para mim é igual a 99 ou 101 anos, por exemplo. Mas, não posso deixar de falar sobre uma data como esta. Certamente durante este século existem muito mais fatos a serem comemorados do que lamentados. Falar do Peixe lembra, claro, o time fantástico dos anos 60, de Pelé e cia. Infelizmente não tive o prazer de ver este esquadrão de perto. Porém, tenho a honra e orgulho de ser da geração “meninos da Vila”, os de 2002 e os atuais. Sempre eles, surgem para mostrar a todos que o Peixe é forte demais.

Sou santista, não nego e escondo de ninguém. Graças ao meu pai que, desde pequenininha, me levava aos treinos e jogos do alvinegro. Na infância eu sofri muitas gozações na escola, pois o Peixe ficou de 1984 a 2002 na fila, vivi 15 anos deste amargo jejum. Mas, de cabeça erguida respondia às zoações com muito orgulho, em respeito ao meu pai, que sempre disse para nem eu nem meu irmão desistirmos deste clube. E, a cada derrota, principalmente a de 2001, semifinal do Paulista, contra o Corinthians, eu tinha mais certeza que esta paixão nunca acabaria e que meu sentimento de amor pelo Santos nunca morreria.

Tenho 24 anos, infelizmente, não vivi a época áurea, os anos perfeitos de 1960, mas apesar da longa fila de 1984 até 2002, posso dizer que fui agraciada de ver a geração Robinho e Diego e, no momento, a do Paulo Henrique Ganso e Neymar.

O Santos Futebol  Clube é diferente dos demais grandes. É um time nacional e mundialmente conhecido, mas não é de uma cidade grande, é do Litoral. Uma instituição que não tem muita atenção da mídia, para falar a verdade, a imprensa torce um pouco o nariz para o alvinegro de Santos. A torcida não é grande, mas ele sobreviveu bravamente durante este século de vida. Apesar da brava crise dos anos 1980, 1990 e comecinho de 2000, o clube vive muito bem, um momento épico.

Parabéns, Santos Futebol Clube, continue assim, revelando talentos para o mundo, deixado de lado pela mídia, superando obstáculos por ser um clube do litoral de São Paulo. Porque como diz letra da música feita pelo Milton Neves, “quando a camisa branca entra em campo, os deuses do estádio estão lá. Até a grama arrepia e aplaude”.... Novas fases difíceis terão, mas sempre o Santos sairá delas bravamente, porque este clube é iluminado. É respeitado pelos rivais.

Melhor Santos que eu vi jogar: Fábio Costa, Paulo César, Alex, Manzur e Léo; Renato, Arouca, Ganso e Robinho; Neymar e Deivid. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

Nenhum comentário: