terça-feira, 17 de abril de 2012

O Futebol Pragmático x O Futebol Arte/Por Cleverson Marcondes

O futebol arte supera o futebol de resultados?


Notei por esses dias que várias pessoas estão questionando se o futebol arte faz valer sobre o futebol de resultados.
Isso pode ser notado aqui no Brasil entre o que joga o Santos e como está jogando o Corinthians.

O Santos com o jogo de toques e arte de Neymar e Paulo Henrique Ganso, o Corinthians com uma defesa forte, com volantes que também fazem à contenção e vivem de resultados de 1x0, 2x1...

Hoje nos encantamos com Barcelona de Leonel Messi e com o futebol de Cristiano Ronaldo acaba pairando a duvida do que é mais importante fica realmente no ar.
É claro que enche os olhos do Mundo o futebol praticado pelo Barcelona, como é envolvente de toques e dribles de Messi desconcertantes e golaços, assim como o Santos de Neymar.

Não podemos de forma alguma deixar de lembrar que o que faz o time vencer são os Gols e esses sim dão resultado é possível sim os time jogar nessa pegada e ser campeão.

Não faz muito tempo o São Paulo que foi campeão em 2005 da Taça Libertadores do Mundial e os títulos Brasileiros do tricampeonato formam praticamente ganhos no resultado.
O São Paulo não jogava um espetáculo de arte, porém tinha uma defesa sólida e um ataque que marcava os gols necessários, haja vista o placar apertado do Mundial contra o time Liverpool de 1 a 0.

Então é claro que um time pode viver de resultados o Tite tem o time na mão, troca peças, o time continua jogando no mesmo padrão, isso é fruto do tempo que o técnico está no clube pode imprimir o seu jeito e também o tempo que a equipe jogando junto amadureceu.

Não se espante se o Corinthians levantar o caneco inédito da Libertadores jogando um futebol Pragmático.

Nenhum comentário: