terça-feira, 17 de abril de 2012

Finalmente, o Paulistão 2012 vai começar!/Por Fernanda Salgado

Corinthians e Santos são favoritos à taça


Enfim, o Campeonato Paulista começa no próximo fim de semana. Exceto o Palmeiras que está em queda livre; os outros grandes são favoritíssimos contra os times pequenos. Continuo com a opinião de que o Corinthians e o Santos são os favoritos ao título e, podem, inclusive, repetir a final de 2009 e 2011.

O Palmeiras parecia que estava melhorando, esteve entre os primeiros quase toda a primeira fase, mas, no pior momento da competição, está em declínio. O que acontece com a equipe? O time comandado por Felipão, durante a primeira etapa da competição, chegou a ser taxado como principal candidato ao título. A ilusão do torcedor palmeirense durou pouco. O Bugre tem mais chance que o Palmeiras. Arrisco a dizer que os alviverdes não passam pelo Guarani, em Campinas.

Corinthians, Santos e São Paulo devem avançar para as semifinais sem muitos problemas. Penso que para o São Paulo foi melhor ter ficado em segundo, não que a Ponte Preta tenha um time muito bom, mas tem mais tradição e pode complicar mais que o Bragantino.

Pelo futebol dentro das quatro linhas, o Peixe tem tudo para conquistar o tricampeonato Paulista. Têm mais jogadores que definem, qualidade técnica, bom futebol e, principalmente, tem Neymar(que esteja nos dias de inspiração!). Junto com o Santos, coloco o Timão, pelo conjunto e pelo excelente desempenho tático da equipe que tem o melhor sistema defensivo do Brasil. É difícil fazer gol no Corinthians.

A única dificuldade dos dois alvinegros, sem dúvida, é a Libertadores que entrará na fase decisiva semana que vem, o que pode atrapalhar um pouco as duas agremiações, no Paulistão, porque, se tiver que focar numa competição, é claro que Muricy e Tite vão preferir a Libertadores.

Peço às torcidas dos times grandes que se respeitem na fase decisiva, que não haja confusão em nenhum setor. A rivalidade existe, é claro, mas chega de brigas e que a disputa seja de excelente desempenho dentro e fora de campo, que seja de muita paz, alegria, sabedoria... para que possamos construir um mundo melhor, mais fraterno, mais humano.  Que a rivalidade termine com o apito do juiz.

Nenhum comentário: