sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PAZ E AMOR! O FLU É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1970/ PorLuiz Carneiro

Disputado por 17 clubes, o Campeonato Brasileiro de 1970 não viu o Botafogo de Jairzinho ou o Santos de Pelé brilharem. O ano foi do Fluminense dos tricampeões Félix e Marco Antônio, mas, sobretudo de Mickey, que substituiu o ídolo Samarone à altura no quadrangular final.
Para quem nunca ouviu falar, Adalberto Kretzer, o Mickey, era atacante reserva do Flu naquele time e comemorava seus gols fazendo símbolo de“Paz e Amor” para a torcida.
Voltando ao campeonato propriamente dito, o Fluminense só conseguiu a classificação para o quadrangular final na última rodada, empatando com o Atlético Paranaense em 1x1 em Curitiba. Três clubes terminaram a primeira fase com 20 pontos no grupo B: o Fluminense, o Internacional e o Flamengo. O tricolor só se garantiu graças ao seu ataque, que marcou 26 gols em 16 jogos.
Como de costume naqueles loucos campeonatos com fórmulas esdrúxulas, a disputa começou pra valer no quadrangular final. Turno único. Quem fizesse mais pontos levava a taça.
Em 13 de dezembro, o Fluminense venceu o Palmeiras por 1x0 no Maracanã, gol de Mickey. Três dias depois, no Mineirão, nova vitória: 1x0 sobre o Cruzeiro, mais um gol de Mickey. Na última rodada, em 20 de dezembro, o Palmeiras precisava vencer o Cruzeiro e torcer para uma vitória do Atlético Mineiro sobre o Fluminense no Maracanã.
O Palmeiras fez sua parte, goleando o Cruzeiro por 4x2. Já no Maracanã com mais de 112 mil torcedores, o predestinado Mickey abriu o marcador para o Flu aos 33 do primeiro tempo, numa cabeçada fulminante. Vaguinho empatou aos 2 do segundo tempo. Félix lá atrás garantiu o resultado que deu ao Fluminense seu primeiro título nacional e a vaga na Libertadores de 1971 ao lado do Palmeiras, vice naquele ano.

FLUMINENSE 1x1 ATLÉTICO-MG
Data: 20/12/1970; Local: Maracanã; Público: 112.402 pagantes; Renda: Cr$ 535.419,00; Árbitro: José Favilli Neto (SP); Gols: Mickey, 33 do 1° e Vaguinho, 2 do 2°.
FLU: Félix; Oliveira, Galhardo, Assis e Marco Antônio (Toninho); Denílson e Didi; Cafuringa, Cláudio, Mickey e Lula. Técnico: Paulo Amaral.
CAM: Renato; Nélio (Zé Maria), Humberto, Vantuir e Oldair; Vanderlei e Humberto Ramos; Ronaldo, Lola, Vaguinho e Tião. Técnico: Telê Santana.

Nenhum comentário: