segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A entrevista com o polêmico ex-árbitro de futebol, Alfredo Santos Loebeling/Por Marcelo Rocha


Alfredo Santos Loebeling, que fala sobre os últimos resultados desastrosos da arbitragem no Brasil. Loebeling foi obrigado a encerrar a carreira em 2002, devido um jogo entre Figueirense x Caxias, em 2001, pela série B do Campeonato Brasileiro, onde afirmou ter sido obrigado a manipular o resultado da súmula do jogo a pedido de Armando Marques, então inspetor da FIFA, após a torcida do Figueirense invadir o campo em comemoração, quase dois minutos antes do térmido da partida. Após o episódio, Loebeling e Marques foram suspensos do quadro da FIFA.



1 - Marcelo Rocha: O curso de arbitragem das Federações de Futebol possui o investimento semelhante ao de uma Faculdade Técnica, tanto em preço quanto ao tempo (um ano e meio) de estudo. Como explicar os sucessivos erros de arbitragem em jogos importantes, principalmente pelos assistentes?

Loebeling:  O curso é caro e não se preocupa com situações importantes. A primeira delas é clara: Pobre não pode pagar o curso, logo, pessoas carentes, mas com base na várzea, estão deixando de fazer o curso, mas não creio que esse seja o único problema. Não existem grandes árbitros ministrando os cursos, hoje quem dá aulas nas federações, são os ex-árbitros mais fortes politicamente, o resultado dessa equação são as péssimas arbitragens que vemos.

2 - Marcelo Rocha: O Presidente da CBF, José Maria Marin nomeou Aristeu Leonardo Tavares, como novo Presidente da Comissão de Arbitragem, depois dos polêmicos erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro. O que o novo Presidente precisa fazer para melhorar, ou mesmo, minimizar tantos erros em campo?

Loebeling: Acima de tudo, Aristeu é um cara sério..Precisa criar uma interpretação única para todo Brasil. Aqui, cada um interpreta as regras do jeito que quer.

3 - Marcelo Rocha: Os árbitros adicionais melhoraram o nível da arbitragem no geral?

Loebeling: Os árbitros adicionais não mudaram em nada a arbitragem, pelo contrário, como não tem poder de decisão, apenas 'falam' se forem consultados pelo árbitro central. Deviam pagar ingresso, pois é um ótimo lugar para assistir um jogo de futebol.

4 - Marcelo Rocha: A sua saída do quadro da CBF, depois do polêmico jogo entre Figueirense x Caxias, em 2001, pela séria B, foi o fato mais polêmico envolvendo os bastidores da arbitragem ou casos como o aquele ainda acontecem?

Loebeling: Como em qualquer entidade social, pública ou privada, encontramos situações de corrupção, na arbitragem não é diferente, mas a maior parte do quadro é composta de pessoas sérias, apenas não poria a mão no fogo por todos.

Marcelo Rocha

Radialista / jornalista

www.marceloamfm.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Acredito plenamente nas palavras do Loebeling, pois trabalhei com ele em um campeonato e pude verificar sua postura séria e principalmente íntegra. O armando marques conseguiu acabar com a carreira de um dos maiores árbitros que conheci.